Região de Juazeiro

Chesf aciona vazão máxima programada das hidroelétricas de Sobradinho e Xingó no rio São Francisco

Publicado por
Compartilhado

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou pela última vez a vazão difluente da Hidroelétrica de Sobradinho conforme programação iniciada no último dia 12. Desde esta data, as comportas foram abertas gradativamente, liberando mais 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a cada dois dias.

No sábado (22), a defluência chegou a 3.800 m³/s, e mais 200 m³/s estão sendo liberados nesta segunda-feira (24), chegando ao total de 4.000 m³/s. O volume útil do reservatório chegou a 66.36% e a afluência supera 5.400 m³/s.

Anúncio

https://agenciasertao.com.br/2022/01/25/sobradinho-vai-manter-vazao-de-4-000-m%c2%b3-s-no-rio-sao-francisco-ate-1o-de-fevereiro/

Pelo menos até o início da próxima semana, a afluência deve continuar subindo devido à chegada das cheias ocorridas em Minas Gerais. Além disso, a Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central Mineira, continua vertendo águas no Velho Chico, pois seu volume continua acima de 90%.

A hidroelétrica de Xingó também está praticando o incremento gradual de vazão em volumes similares aos de Sobradinho. Com isso, além das cidades de Pernambuco e Bahia, o nível do rio também está subindo em Alagoas e no Sergipe.

Nas primeiras cidades abaixo da barragem, Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco, o nível do rio subiu aproximadamente 2,90 metros (m) desde o início do aumento do vertimento. Na madrugada desta segunda-feira, antes do último incremento, o nível estava em 4,03 m.

O aumento do rio nos últimos dias mudou a paisagem destas cidades, alterando a rotina de turismos nas ilhas e de famílias ribeirinhas que tiveram que deixar suas casas com a subida do rio.

Durante o fim de semana, foi grande o movimento na orla de Juazeiro, onde a água encobriu as partes mais baixas, e na ponte que liga a Petrolina. Muita gente foi conferir a maior cheia do São Francisco em quase 15 anos. Alguns aproveitaram para entrar na água e se refrescar do calor, enquanto outros navegavam em barcos, lanchas e caiaques.

De acordo com a Chesf, abertura das comportas faz parte do processo de controle da cheia do rio São Francisco e as decisões são tomadas com base em dados pluviométricos e fluviométricos colhidos nas estação espalhadas pelo curso do rio e de seus principais afluentes.

Além disso, a liberação ou não de água depende da análise de modelos meteorológicos que preveem as próximas chuvas. O objetivo do controle da cheia é garantir o maior volume final possível ao fim do período chuvoso e regular a vazão do rio para evitar que as enchentes ameacem as cidades das margens.

Cheia perde força em Minas Gerais

A cheia já perdeu força nas primeiras cidades do Norte de Minas banhas pelo Velho Chico. De acordo com os dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Serviço Geológico Brasileiro (CRPM), o nível já caiu em algumas cidades, como São Romão e São Francisco, com previsão de estabilização em Januária e Manga.

Na Bahia, o rio segue em elevação nas cidades de Malhada, Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Morpará, entre outras até o reservatório de Sobradinho.

Ponte Guimarães Rosa, entre Carinhanha e Malhada, na Bahia – Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Para os próximos dez dias, por exemplo, há novamente a possibilidade de chuvas expressivas em toda a bacia hidrográfica, porém os volumes não devem ser tão significativos como os registrados entre o fim de dezembro e o início de janeiro.

Os acumulados mais significativos, entre 70 e 100 mm, são esperados principalmente no Noroeste de Minas Gerais e no Oeste da Bahia.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 24 de janeiro de 2022 08:34

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio